Você é síndico e está pensando em como otimizar sua rotina e reduzir os custos do condomínio residencial em que trabalha? Preparamos este artigo para auxiliá-lo nesta tarefa. Boa leitura.
Defina horários
Lidar com problemas que surgem durante o dia-a-dia fazem parte das atribuições de todo síndico de condomínio residencial. No entanto, se organizando suas principais tarefas elas podem ser concluídas com mais facilidade.
O mais indicado é definir um cronograma de atividades com dias e horários e deixar disponível para os condôminos acessarem sempre que necessário, seja por um mural ou o canal de comunicação definido em assembleia.
Esclareça que os assuntos tratados ali sejam exclusivamente para melhorar a rotina dos condôminos, advertendo aqueles que se opuserem a isso.
Não existem privilégios
Ao apresentar seu cronograma de trabalho, podem surgir pedidos para que “exceções” sejam abertas, agora é importante lembrar aos condôminos de que não existem privilégios e todas as solicitações serão atendidas de igual forma.
Para gerenciar um condomínio é fundamental que o síndico de condomínio residencial esteja preparado para mediar desavenças entre os moradores ou prestadores de serviço, ao passo que evita se envolver nas mesmas.
Busque evitar conflitos e tomar decisões imparciais e benéficas para todos, sem privilégios, além disso, manter o bom relacionamento com aqueles que necessitam dos serviços prestados pelo síndico.
Organização
Evidentemente as tarefas do síndico vão desde pagar as contas do condomínio até o treinamento de funcionários e exige atenção para que nada fique para trás, o que pode causar transtornos, como: cortes de energia ou água.
Preparar um planejamento financeiro, de curto, médio e longo prazo é um ótimo recurso para evitar cortes de impactos desnecessários no orçamento do condomínio.
Programas de gestão de tarefas, a boa e velha planilha, ou até mesmo um planner são bem vindos para manter a organização do condomínio. Sabendo de suas obrigações, muitos síndicos optam por contratar administradoras de condomínio, que podem ser uma boa opção para terceirizar serviços que necessitam de mão-de-obra especializada, tais como:
- Contabilidade
- Gestão de recursos humanos
- Cobranças
- Serviços jurídicos
É recomendável consultar outros síndicos o histórico da administradora e se ela atenderá totalmente as suas necessidades daquele condomínio residencial.
Tenha uma equipe completa para te ajudar
Garantir o perfeito funcionamento de todo condomínio é gera trabalho para várias pessoas, pensando nisso, o síndico deve saber selecionar os profissionais que vão auxiliá-lo na gestão do condomínio.
Tenha sabedoria na hora de delegar as tarefas, esclarecendo a todos os envolvidos que isso não significa que você ficará sem responsabilidades e sim que será responsável pelo cumprimento dos serviços delegados sem sobrecarga.
Uma alternativa é definir em assembleia os conselheiros para auxiliá-lo na tomada de decisão. O ideal é que pelo menos três conselheiros sejam eleitos, o financeiro, de segurança e um de patrimônio e manutenção.
Não economize na segurança dos condôminos
Sabemos que um dos principais fatores que fazem as pessoas escolherem morar em condomínios residenciais é justamente a segurança, contudo, é imprescindível contar com profissionais que realmente se importam com o bem-estar dos moradores.
Alguns itens a serem considerados na segurança do condomínio são:
- Equipamentos eficazes
- Controle de acesso
- Monitoramento remoto
- Portaria 24h
- Registro de acessos
Para atender a estas exigências, sem custos elevados ou falhas humanas, a alternativa mais indicada é a portaria remota. A solução IISeeYou reúne estas funcionalidades e é ideal para condomínios residenciais, serviced apartments (flats), mistos comerciais, residenciais e aqueles destinados a airbnb. Acesse e conheça