6 tendências da construção civil para 2022

tendências da construção civil para 2022

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como resultado das novas tendências da construção civil e suas inovações, é visível a retomada de crescimento no ramo da construção civil, após dois anos de pandemia. E para que você também fique por dentro destas novidades e aplique no seu projeto, trouxemos 6 das principais tendências este ano de 2022. Acompanhe. 

1- Realidade Aumentada 

Com este recurso é possível ter mais precisão das medidas do projeto, proporcionando uma visão completa para o cliente a respeito da obra que será executada, por programas que fornecem imagens em 3D e entregam com mais precisão a realidade do projeto evitando que expectativas sejam quebradas.

2- Sustentabilidade 

Considerando a grande produção de resíduos na construção civil, desenvolver estratégias sustentáveis para as obras já é uma realidade que em se tornando indispensável para viabilizar os projetos, além disso, a sustentabilidade valoriza o projeto. Entre as ações sustentáveis nas construções estão: 

  • Aplicação de painéis solares
  • Reaproveitamento de água da chuva
  • Iluminação e ventilação natural
  • Reutilização de materiais

3- BIM (Building Information Modeling)

O BIM, ou modelagem de Informações da Construção, é um software responsável por facilitar a gestão de processos pelo engenheiro durante a obra. Esta tendência da construção civil, além de mostrar o projeto todo em 3D, também prevê as quantidades de materiais necessárias para a obra e todo monitoramento durante a sua realização. 

4- Bioconcreto 

Composto pelos mesmos materiais do concreto comum, o Bioconcreto é uma nova tendência da construção civil que veio para ficar. Seus componentes extras: a bactéria Bacillus Pseudofirmus e Lactato de Cálcio têm a função de liberar o calcário quando entra em contato com a água, possibilitando que as futuras fissuras no concreto sejam preenchidas pelo calcário, produzido na digestão da bactéria. 

O material ainda é muito caro para ser utilizado nas obras, porém seu retorno vem a longo prazo, ao evitar gastos com a manutenção e reparos do empreendimento. 

5- Terceirização de serviços

Na intenção de reduzir custos e proporcionar um serviço de qualidade para os clientes, uma nova tendência vem se consolidando ainda mais, é a terceirização do serviço de portaria que coloca a disposição dos moradores dos empreendimentos e seus visitantes uma Portaria remota, dentre as suas principais vantagens estão: 

  • Redução dos custos
  • Facilidade da gestão 
  • Atendimento rápido e humanizado
  • Valorização do imóvel residencial ou comercial

Uma das opções mais modernas e completas disponíveis no mercado é o IISeeYou, que conta com uma tecnologia de ponta e serviços altamente qualificados que vão aumentar a segurança, desde a portaria, o acesso de pedestres e veículos até áreas e pontos cegos em todo o entorno do seu condomínio.

6- Ambientes inteligentes 

Esta tendência da construção civil se faz presente desde a concepção do projeto até a rotina do cliente naquele empreendimento. Uma das soluções inteligentes é a fechadura eletrônica. 

Ela possui fácil instalação, totalmente sem fio e compatível com portas comuns de 35 a 50 mm de espessura. A solução mais indicada de controle de acesso para AirBnB, residências, serviced apartaments, hotéis e coWorkings

Outro ponto, é que ela permite códigos de acesso temporários para inquilinos, equipe de serviços e visitantes, desbloqueio local ou remotamente sem chaves com diversas opções de acesso. 

A IISMARTLOCK, da Frog Security, é a opção mais vantajosa para ambientes inteligentes, ela possui Wi-fi, aplicativo Tuya, integração com tag de portaria além de um manual totalmente em português para facilitar a vida de proprietários e inquilinos. 

Acesse e conheça as soluções da Frog Security

Leia mais

tendências da construção civil para 2022
Construção Civil

6 tendências da construção civil para 2022

Como resultado das novas tendências da construção civil e suas inovações, é visível a retomada de crescimento no ramo da construção civil, após dois anos